-
Arquitetos: Carter Williamson Architects
- Área: 160 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Katherine Lu
-
Fabricantes: Bowral / Brickworks
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Concrete Blonde é uma caixa de jóias arquitetônica. Trata-se de um chalé Annandale atualizado que se desenvolve a partir de uma modesta fachada herdada de uma casa de grande generosidade espacial. A busca pelo calor e conforto se manifesta através de tons de terra e materiais naturais, captando a luz através de clarabóias e do pátio.
Nossos clientes desejavam criar um lugar de encontro para a família e amigos, e ao mesmo tempo um santuário de paz para quando estivessem sozinhos. Sua casa deveria bloquear o barulho das estradas movimentadas e aviões nas proximidades, para criar um espaço calmo para onde pudessem voltar após um dia agitado. Eles acreditam plenamente que a cozinha é o coração da casa, um lugar para conversas profundas e para fazer conexões. Mas para contrariar isso, eles também destacaram a necessidade de espaços privados que se adaptem a cada indivíduo. Como o projeto fica em um terreno apertado de 5 metros de largura, havia uma necessidade de praticidade na organização dos espaços e circulação por toda a casa.
O espaço de estar flui para a cozinha da casa e para a área de jantar, e portas de vidro preto deslizantes se dissolvem para conectar a cozinha ao pátio posterior. Estes quatro espaços, ao ar livre, cozinha, sala de estar e jantar se unem como um só, criando um centro comum. Um pátio de azulejos e repleto de plantas sustenta um poço de luz que se estende a todos os níveis da casa e, mais importante ainda, para os espaços de estar abaixo dele. O pátio separa as áreas comuns e privadas da casa, além de articular a mudança de nível e a necessidade de luz natural nesta situação de terreno.
O projeto também permite que a luz inunde a casa esculpindo um vazio curvo situado acima da sala de estar, permitindo que a luz natural adentre ao espaço comum de estar e jantar, criando um ambiente calmo e contemplativo.
Materiais como concreto e tijolos leves foram utilizados juntamente com móveis de madeira personalizados. A bancada da cozinha contempla sem problemas assentos altos de bancada e refeições, a marcenaria em carvalho da Tasmânia e a marcenaria com acabamento branco complementam os assentos estofados em couro verde-escuro. A mesa é uma colaboração entre Carter Williamson e Will Brennan, um designer de móveis com sede em Orange. Os pontos verdes ao longo da Concrete Blonde fazem referência às árvores nativas balançando no quintal, a cor da antiga cozinha da casa, e lembranças das casas de familiares de nossos clientes na Grécia.
Há muitos aspectos únicos deste projeto, como o vazio linear curvo acima do espaço de estar, que faz a ponte entre a luz do norte de uma janela alta e o plano; frequentemente recebemos fotos de Irene enquanto ela trabalha de casa e percebe o jogo de luz e sombra que se move ao longo do dia.
Este projeto é especial pelos vários momentos e histórias que nosso cliente trouxe para a casa. Por exemplo, um saco de bolas de gude fornecido pelo cliente foi colocado no piso de concreto durante a construção e posteriormente polido para revelar suas cores na massa. Este é um exemplo de como uma boa arquitetura vem de uma colaboração entre arquiteto, construtor e cliente, honrando as ideias de todos.